terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cadeira Trancelim: o design faz a dança dos fios


A trama artesanal é intrínseca à nossa criação. Constitui uma assinatura com o calor do feito à mão e o selo da originalidade. Traz força e poesia à estética de produtos ricos em narrativas que permeiam a cultura brasileira. Essa urdidura marca o desenho da Cadeira Trancelim e a reveste de simbolismos conectados às celebrações populares que resistem ao tempo como registro da larga influência colonizadora. Expõe um recorte da formação social do país presente nos regionalismos de Norte a Sul.

A forma cônica da peça aglutina em aço e corda naval referências da dança homônima (também batizada de Pau de Fitas) típica das manifestações populares que no período junino invadem ruas e terreiros das cidades cearenses de Barbalha, Crato e Juazeiro. A coreografia que resulta no entrelaçamento de fitas coloridas em um mastro central surge reproduzida no ir e vir da trama abraçada à estrutura metálica. Os participantes – homens e mulheres – estão subentendidos no baile dos fios que seguem o ritmo das mãos do mestre Geraldo, artesão do nosso Estúdio. A originalidade expõe o luxo do feito à mão, com assento no patrimônio imaterial.

[English Text]

Trancelim Chair: design makes the dance of wires

The handmade woof is intrinsic to our creation. Has a subscription with the warmth of handmade and the stamp of originality brought strength and poetry to the aesthetics of products, rich in narratives that pervade the Brazilian culture. This warp marks the design of Trancelim Chair of symbolism connected to popular celebrations that resist as wide record colonizing influence. Exposes a clipping of the social formation of the country present in regionalism from North to South.

The conical shape of the piece brings together  steel and naval rope like a dance of the same name (also called 'Stick Tapes'), typical of popular demonstrations in the streets in junino season, of the cities of Ceará like Barbalha, Crato and Juazeiro. The choreography results in the intertwining of colorful tapes in a central pole, rise in the center, reproduced on the coming and going of the plot held the metal structure. The participants -men and women- are subtext at the ball of wires that follow the rhythm of the hands of the master craftsman Geraldo, artisan of our Studio. The originality exposes the luxury of handmade, with a seat in the intangible heritage.

Trama Artesanal
Identidade


Originalidade

      Inspiração na Cultura Popular
"Pau de Fitas", pintura de Mauro Pereira - Mausé  


Nenhum comentário:

Postar um comentário